quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

ESCOLAS DO CAMPO EM MARACÁS: ESCOLAS QUE SÃO ASAS!


“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado”.

Rubem Alves

Que prazer é visitar as escolas do campo de Maracás! São 660 alunos distribuidos nas 33 escolas de classes multisseriadas, inseridas no Programa Escola Ativa. O Programa é coordenado no município pela Professora Maria Elena Rodrigues, que, periodicamente realiza encontros de formação com os professores, além de muitos participarem da graduação em Pedagogia oferecida pela Rede UNEB/PARFOR no município. Em 2010, onze escolas foram contempladas pelo PDDE Água na Escola e em 2011, foram mais oito. Além disso, doze escolas receberam o PDDE Campo em 2011. Esses projetos estão contribuindo para a melhoria da infraestrutura das escolas e da aprendizagem dos alunos.
Maria Elena (Coordenadora Mun. do PEA), Roseane Fraga (SEC/SUDEB) e Edna Leal (Sec. Mun. de Educação)


No dia 06 de dezembro, no último encontro de 2011 do PEA – Programa Escola Ativa, a SEMEC de Maracás recebeu a visita da técnica Roseane Fraga (SEC/SUDEB) para Monitoramento do Programa Escola Ativa 2011. Com o monitoramento levantou-se informações junto a Secretária Municipal de Educação, a Coordenação Municipal e os professores do PEA sobre os aspectos pedagógicos, metodológicos do programa e seu impacto no processo educacional das escolas multisseriadas do campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário