quarta-feira, 6 de julho de 2011

MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO – NÓS APOIAMOS!

A MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO é o chamado do Ministério da Educação (MEC) à sociedade para um trabalho voluntário de mobilização das famílias e da comunidade pela melhoria da qualidade da educação brasileira. Tem como fundamentos os direitos humanos, a cidadania, a ética, a solidariedade, a inclusão e a tolerância. Tais fundamentos são sintetizados na educação como direito e dever das famílias.

O Plano de Mobilização é uma orientação e um incentivo às lideranças sociais para a realização de ações pautadas pelo diálogo com o público de interesse sobre a importância da educação. Por meio desta iniciativa deve ser despertada a consciência das pessoas sobre o compromisso social na afirmação do direito de todos os brasileiros à educação de qualidade e, do mesmo modo, da importância do papel de cada um como protagonista dessa agenda que deve envolver amigos, vizinhos, parentes e membros de associação de moradores, entre outros sujeitos.

No próximo dia 07 de julho, ocorrerá a Formação para a Mobilização Social pela Educação em Maracás – Bahia, envolvendo toda a sociedade civil e outros municípios como Planaltino, Lagedo do Tabocal, Nova Itarana, Iramaia e Irajuba. Está ocorrendo hoje, em Amargosa, dia 06 de julho e em Jaguaquara, ocorrerá na próxima sexta-feira, 08 de julho. Venha participar conosco!

Programação

Local: Ponto de Cultura Acordes do Jiquiriçá

- Acolhida – Edna Leal - Secretária de Educação de Maracás

- Composição da mesa

- Pronunciamentos

Apresentação cultural – Grupo Concriz

Oficina da Mobilização Social Pela Educação

Linda Goulart - Coordenadora Nacional do Plano de Mobilização / Assessora Especial do Ministro da Educação

- Dados da Educação no Brasil

- Por que mobilizar?

- Importância do envolvimento familiar na educação dos filhos.

- Importância do envolvimento da comunidade.

- Desafios para a interação família-escola.

- O Plano de Mobilização Social pela Educação

- Oficina de mobilização social – elaboração, pelos participantes, de Planos específicos de mobilização direcionados aos públicos com os quais interagem

- Intervalo para lanche

- Trabalho interativo

- Conclusão das atividades




Nenhum comentário:

Postar um comentário