segunda-feira, 11 de julho de 2011

Oficina de multiplicadores para a Mobilização Social Pela Educação acontece em Maracás

Em um dia marcado por alegres surpresas e atividades produtivas, o encontro reuniu coordenadores, diretores escolares, artistas e representantes da comunidade no dia 7 de julho.
Na foto: Renê Silva (sec. de Educação de Planaltino), Linda Goulart (Coordenadora Nacional da Mobilização), Marizete Borges (sec. de Educação de Irajuba), Deborah Luna (sec. de Educação de Lajedo do Tabocal), Zeca Braga (Prefeito de Planaltino),   Pedrineia Barbosa (sec. de Educação de Iramaia) e Edna Leal (sec. de Educação de Maracás).


A cidade de Maracás foi cidade-pólo para a realização da oficina de multiplicadores para a MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO, ação promovida pelo Ministério da Educação e abraçada pelos municípios de Maracás, Irajuba, Nova Itarana, Planaltino, Iramaia e Lajedo do Tabocal. Trata-se de um chamado do MEC à sociedade civil no intuito de promover um trabalho voluntário em favor das famílias e da comunidade, visando a melhoria da qualidade da educação em todo o país.

O evento teve início às 8 horas, com momento cultural com os músicos Fêu e Altino Junior e o Grupo Concriz, recitando poemas.
Apresentação cultural do Grupo CONCRIZ.

Na abertura, a mesa foi composta pela Secretária de Educação de Maracás, Edna Souza Leal Fontes; o Presidente do Educavale, Renê Silva, o Presidente do Mercovale e prefeito de Planaltino, Zeca Braga, o vereador e educador maracaense, Flávio Guimarães e a Assessora Especial do Ministro da Educação e Coordenadora do Plano Nacional de Mobilização, Linda Goulart. Após breves pronunciamentos dos componentes da mesa, houve um intervalo para lanche e em seguida todos retornaram às atividades da oficina.
Linda Goulart (Coordenadora Nacional da Mobilização) apresentando a proposta.

A Coordenadora da mobilização deu início a uma explanação acerca deste importante empreendimento que será a formação de agentes multiplicadores. Discorreu sobre vários assuntos como a exibição de dados sobre a educação no Brasil, as justificativas para a mobilização, a necessidade de envolver as famílias no processo e os desafios para a promoção da interação família/escola.
O encontro contou com a participação de representantes dos diversos segmentos da sociedade civil.

Ainda no período matutino, uma agradável surpresa foi anunciada para todos os participantes: a chegada do mobiliário destinado pelo MEC, o qual será utilizado em todas as escolas da rede pública municipal. Ainda naquela manhã, uma outra notícia deixou todos muito mais felizes: os municípios de Maracás e Planaltino foram contemplados através do Proinfância com uma creche tipo B. Essas duas conquistas foram obtidas no âmbito do PAR – Plano de Ações Articuladas.

O novo mobiliário recebido é muito lindo!
No período vespertino, Linda Goulart prosseguiu com a reflexão sobre a importância da família na escola, bem como, de que a família conheça o IDEB e outras avaliações da escola. Posteriormente, elaboraram-se por grupos, propostas de trabalho que visem a mobilização social pela educação e uma maior participação da família e de toda a sociedade no processo educativo. O encontro encerrou-se com as falas de cada um dos secretários municipais de educação presentes. A Secretária de Maracás, Edna Leal, agradeceu a presença de Linda Goulart e de todos os convidados. A Formação para a Mobilização Social pela Educação foi marcada por muito sucesso e satisfação da equipe da Secretaria Municipal de Educação e de toda a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário