sexta-feira, 17 de junho de 2011

ENCONTRO TERRITORIAL


X Reunião do Educavale e XI Encontro de Dirigentes de Cultura do Vale do Jiquiriçá acontecem em Maracás, marcando um momento de comemoração às conquistas do território

Em um verdadeiro evento de celebração, o Educavale (fórum ligado ao Mercovale), e o Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura (ligado à Associação dos Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia), reuniram-se no último dia 15 de junho, na cidade de Maracás.
O Mercovale – consórcio de municípios das cidades do Vale do Jiquiriçá – tem se destacado no estado da Bahia pela sua atuação firme e pelo diálogo permanente entre os gestores municipais. Há um ano, criou um fórum de dirigentes de Educação, o Educavale, que ao longo de um pequeno período de atuação, já foi responsável pela articulação que colocou o seu presidente, Renê Silva, no cargo de Vice-Presidente da Undime/Ba. Muitas outras conquistas foram somadas a esta, como programa de formação, reuniões territoriais mensais, palestras temáticas etc.
No dia 15 deste mês ocorreu o encontro que demarca um ano de atuação do Educavale. Na data, foi realizada a eleição da nova Diretoria Executiva.O evento teve início no Auditório Municipal de Maracás, com a presença de Secretários de Educação, Coordenadores Pedagógicos, Dirigentes de Cultura, Professores, agentes culturais e representações importantes do meio educacional/cultural, como Penildon Filho, Secretário de Comunicação de Vitória da Conquista; Norma Neyde, representante da UNEB; Roberto Gondim, Diretor Regional da Direc 13; Graça Magalhães, Diretora Regional da Direc 29; Dr. José Brandão Netto, Juiz da Comarca de Maracás; Zeca Braga, Prefeito de Planaltino e Presidente do Mercovale; Ana Rita Matos, Articuladora Territorial da Cultura.
As representações citadas, pela importante contribuição dispensada ao Vale do Jiquiriçá, receberam placas de homenagem e foram aplaudidos por toda a platéia.
A articuladora cultural Ana Rita foi homenageada pelo incondicional apoio ao território

Ao meio-dia foi servido almoço para todos no Ponto de Cultura Acordes do Jiquiriçá, ao som de voz e violão com o músico maracaense Ailton Soares.
Mais tarde, os grupos (Secretários, Dirigentes Culturais e Técnicos Pedagógicos) se reuniram em locais separados, a fim de tratar de assuntos específicos da pauta.

Secretários de Educação, reunidos no Ponto de Cultura

Dirigentes de Cultura e Agentes Culturais, no Auditório Municipal

Dirigentes de Cultura deram início à criação da Associação de Gestores e Agentes Culturais do Vale do Jiquiriçá, que será formada por representantes do poder público e da sociedade civil, com uma diretoria paritária. Foi formada uma comissão para formular a versão preliminar do estatuto, composta pelos Diretore de Cultura de Maracás, Lagedo do Tabocal e Cravolância, Edmar, Adalto e Ayalla, respectivamente; o vereador e artista maracaense, Flávio Guimarães e o professor e músico Nel Velame.
Ao final da tarde, novamente no Ponto de Cultura, muita alegria e confraternização no Forró do Educavale, com uma quadrilha formada no momento, puxada pela Secretária de Educa
ção de Maracás, Edna Leal. Muitas comidas e bebidas típicas do período junino foram servidas no momento naquele espaço cultural ornamentado ao caráter das festas juninas da Bahia.
O Forró do Educavale intensificou a alegria de todos e registrou um ano de sucesso do Fórum


A Secretaria de Educação de Maracás foi elogiada, na pessoa da Secretária Edna, que mobilizou toda a sua equipe para proporcionar um grande encontro de festejo ao movimento que o território vem efetivando.

Redação: Edmar Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário