"As práticas pedagógicas que compõem a proposta
curricular da Educação Infantil devem ter como eixos
norteadores as interações e a brincadeira".
curricular da Educação Infantil devem ter como eixos
norteadores as interações e a brincadeira".
(Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil)
O grito de guerra de Monteiro Lobato! |
Apresentação das propostas pedagógicas para a Educação Infantil. |
Na técnica: Não se deixe queimar!, professora fala de suas dificuldades na Educação Infantil. |
Dia 09 de julho de 2012, segunda-feira, ocorreu mais uma formação para os professores, auxiliares de ensino, gestores e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil, com o tema Componentes Curriculares: as diferentes linguagens. A proposta da formação foi refletir sobre as diferentes linguagens que se deve trabalhar na Educação Infantil, bem como, sobre as dificuldades de implementar o que as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil indicam como referência para os professores.
PAUTA:
1. Apresentação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
2. Contação de história: O que cabe em um livro?
3. Reflexão: O que cabe na Educação Infantil?
4. Apresentação: Os doze trabalhos de Hércules e Os doze trabalhos do professor.
5. Técnica: Não se deixe queimar! (Expressão das principais dificuldades que o professor de Educação Infantil vivencia em sua prática).
6. Reflexão sobre as diferentes linguagens a serem trabalhadas na Educação Infantil.
7. Apresentação e discussão do vídeo: Educar, cuidar e brincar.
8. Explicação da atividade de casa a ser apresentada no próximo encontro.
9. Apresentação e discussão da história: O frio pode ser quente.
"As coisas têm muitos jeitos de ser,
depende do jeito que a gente vê.
O comprido pode ser curto e o pouco pode ser muito.
O manso pode ser bravo e o escuro pode ser claro.
O fino pode ser redondo e o doce pode ser amargo.
O quente pode ser frio e o que parece um mar também pode ser um rio.
depende do jeito que a gente vê.
O comprido pode ser curto e o pouco pode ser muito.
O manso pode ser bravo e o escuro pode ser claro.
O fino pode ser redondo e o doce pode ser amargo.
O quente pode ser frio e o que parece um mar também pode ser um rio.
(...)
O pouco pode ser muito, o quente pode ser frio,
será que tudo está no meio e não existe só o bonito ou só o feio?
O comprido pode ser curto, o fino pode ser redondo,
parece mesmo que no fim o bom pode ser ruim,
e neste caso por que não o ruim pode ser bom?
Curto e comprido, bom e ruim, vazio e cheio, bonito e feio
- são jeitos das coisas ser, depende do jeito da gente ver.
Ver de um jeito agora e de outro jeito depois, ou melhor ainda,
ver na mesma hora os dois.
O pouco pode ser muito, o quente pode ser frio,
será que tudo está no meio e não existe só o bonito ou só o feio?
O comprido pode ser curto, o fino pode ser redondo,
parece mesmo que no fim o bom pode ser ruim,
e neste caso por que não o ruim pode ser bom?
Curto e comprido, bom e ruim, vazio e cheio, bonito e feio
- são jeitos das coisas ser, depende do jeito da gente ver.
Ver de um jeito agora e de outro jeito depois, ou melhor ainda,
ver na mesma hora os dois.
O encontro suscitou importantes debates para a prática pedagógica na Educação Infantil. Terá continuidade no dia 23 de julho de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário