terça-feira, 24 de julho de 2012

Componentes Curriculares: as diferentes linguagens na Educação Infantil

Profissionais da Educação Infantil participam da 2ª etapa do encontro de Formação Continuada para Educação Infantil

Apresentação da atividade prática do encontro anterior.

Muita diversão na Dinâmica Brincando na Floresta.

Atividade de grupo. Momento de reflexão sobre a prática pedagógica.

Apresentação dos trabalhos.

Aconteceu ontem à noite, 23 de julho de 2012, no Grupo Escolar Dom Justino Maria Russolillo, a 2ª Etapa do Encontro de Formação Continuada para os Profissionais da Educação Infantil, com o tema Componentes Curriculares: as múltiplas linguagens. O foco do encontro foi pensar acerca da necessidade de olhar a criança considerando a lógica da criança e não a do adulto.
 Como as crianças aprendem? O que é aprender? O que se entende por "estudar a sério"? Qual a concepção temos de infância? De que forma essas reflexões e conceitos implicam na mudança de posturas no que diz respeito ao trabalho com as múltiplas linguagens? 
Ao longo do encontro refletiu-se sobre os cuidados que se deve ter ao privilegiar algumas habilidades e conhecimentos na Educação Infantil em detrimento de outras. O grande perigo é quando se hierarquiza conhecimentos e saberes, enfatizando-se a prática pedagógica direcionada à leitura e escrita em detrimento de outras habilidades igualmente importantes e já sinalizadas nos PCN's e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.   

"Há um menino, há um moleque, morando sempre em meu coração, toda vez que o adulto balança ele vem pra me dar a mão... E me fala de coisas bonitas que eu acredito que não deixarão de existir".
 (Milton Nascimento)
PAUTA
- Dinâmica Cantada.
- Apresentação das atividades de casa do encontro anterior.
- Rindo à Toa.
- Recordação de aspectos relevantes do encontro anterior e reflexão acerca do texto: As múltiplas linguagens na Educação Infantil.
- Brincando na Floresta.
- Realização de atividade de grupo: Reflexão sobre a prática pedagógica e a necessidade de trabalhar com as múltiplas linguagens.
- Apresentação das atividades (cartazes).
- Sussurrando Poesia: Bola de Meia, Bola de Gude (Milton Nascimento).
- Cantando Poesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário