segunda-feira, 21 de maio de 2012

ESCOLAS MUNICIPAIS SINTONIZADAS NO DIA "D" DA FAMÍLIA NA ESCOLA


Na última quinta-feira, 17 de maio de 2012, as escolas municipais realizaram o Dia D da Família na Escola, com uma série de atividades para os pais e familiares dos alunos, além de um momento em que eles tiveram contatos com os professores e equipe gestora da escola, a fim de acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem de seus filhos. O Dia D da Família na Escola é um projeto da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e das Escolas Municipais em parceria com a Secretaria de Assistência Social, a Secretaria de Saúde, o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal de Educação.



Professores do Colégio Normal Municipal de Maracás recebem pais e familiares no Dia "D" da Família na Escola.


 
SOBRE O PROJETO DIA "D" DA FAMÍLIA NA ESCOLA
Com o objetivo de incentivar a participação das famílias na vida escolar dos alunos, as unidades escolares do município de Maracás, irão realizar dois Plantões Escolar, um ao final do 1º bimestre e outro ao final do 3º bimestre, agregando ao programa Mobilização Social pela Educação – Escola, pais e comunidade. A promoção do Plantão Escolar efetiva encontros das famílias com toda equipe pedagógica de cada unidade escolar a fim de apresentar as propostas, as metas bem como a interação de pais, educadores, alunos, e equipe diretiva.

 
Família e Escola são os principais pilares para uma sociedade mais justa, e só será possível através de uma sólida parceria, resultante da soma de esforços, cada um assumindo seus distintos papéis a fim de superar os desafios do mundo globalizado. A família é o núcleo social de maior importância, que fomentam valores relevantes para a afetividade, o respeito, a responsabilidade, a autoestima, a construção da identidade, dentre outros aspectos relevantes no estabelecimento das relações humanas que corroboram no processo de pertencimento e no desenvolvimento intelectual, cultural, social, cognitivo, crítico e científico dos filhos, o que implica em suas ações um posicionamento tanto em relação aos valores, como em relação aos deveres.
A família, como sabemos, deve ser a primeira educadora dos filhos e, por isso, necessita zelar constante e diuturnamente por esse processo que é fundamental para o desenvolvimento integral da criança.
Considerando a importância da parceria Família e Escola, surge a necessidade de realizar uma Mobilização denominada Plantão Escolar, a fim de desenvolver um trabalho educativo, de acompanhamento ao processo ensino-aprendizagem em prol do desenvolvimento integral do aluno, bem como o fortalecendo do vínculo família e escola e de valorização de todos os agentes envolvidos e comprometidos com a Educação do nosso Município.

Sala da Pró Marcia (AEE) - Escola Otávio Mangabeira

Sala da Pró Maria - Ensino Fundamental I - Escola Otávio Mangabeira. Presença da Coordenadora Pedagógica Andréia De-Gino (em pé).

Sala da Pró Conce - Ensino Fundamental I - Escola Otávio Mangabeira.
 
A escola assume o compromisso e a responsabilidade institucional de ensinar, a família de educar na plenitude. A Mobilização articula o fortalecimento da parceria Família e Escola, cujo objetivo é resgatar valores e compromissos com a sociedade escolar e social, em prol da qualidade do ensino e permanência do aluno na escola..
Está na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): as escolas têm a obrigação de se articular com as famílias e os pais têm direito a ter ciência do processo pedagógico, bem como de participar da definição das propostas educacionais.

Auditório do Instituto de Educação de Maracás.

Gestora Elma Barreto (Instituto de Educação de Maracás) fala aos pais e familiares sobre a importância da parceria escola e família.

Coordenadora Pedagógica Rosânia Gomes acolhe aos presentes no Plantão Escolar do Instituto de Educação de Maracás.

Sala da Pró Isabel - Ensino Fundamental I - Escola Cel. Marcionílio Souza.

Sala da Pró Dilcy - Ensino Fundamental I - Escola Cel. Marcionílio Souza.
 
Objetivo geral


            Integrar família e escola, convocando a pais e ou responsáveis a desenvolvendo um trabalho de parceria para atuarem efetivamente no desempenho de seu papel na formação integral do ser humano.

Objetivo Específicos: 

·  Valorizar as relações de parcerias com a família na escolarização, no desenvolvimento e na construção da aprendizagem do educando, fortalecer os vínculos afetivos, promover a formação do aluno;
·  Promover a interação efetiva dos pais na proposta pedagógica desenvolvida em sala de aula e na escola como um todo e ao mesmo tempo, apresentar as atividades realizadas pelos alunos durante o decorrer da unidade;
·  Estabelecer mecanismos entre família e a escola promovendo um desenvolvimento integral no processo educacional resultando uma melhor qualidade de ensino;
·  Reconhecer quais os papeis que cada instituição (escola Família e Sociedade) tem no processo educativo.
·  Interagir com a comunidade, tornando-o cidadão consciente e protagonista de sua realidade;
·  Incentivar os pais no acompanhamento da atividade dos filhos;
·  Ajudar para que a família perceba que o seu relacionamento com a escola é fundamental no processo educativo;
·  Buscar de forma integrada a presença da família na escola.

Sala da Professora Patrícia Leal (AEE) - Escola Cel. Marcionílio Souza.

Sala das Professoras Sheilla e Lindy - Educação Infantil - Creche Elvira Sá Nascimento.


As atividades foram entregues para os pais e responsáveis que participaram do plantão. Na capa, homenagem às mães.

  Acesse também: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário