"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo; os homens educam-se entre si, mediados pelo mundo".
Paulo Freire
Em 2011, o Colégio Normal Municipal de Maracás foi pré-selecionado pelo MEC/FNDE para participar do Programa Mais Educação. Em 2012, mais seis escolas municipais serão contempladas com o Programa Mais Educação: Creche Coração de Jesus, Grupo Escolar Dom Justino Maria Russolillo, Escola Coronel Marcionílio Souza, Escola Municipal Otávio Mangabeira, Instituto de Educação de Maracás e Centro Educacional Vanda Lacerda de Matos, antigo CEASP.
O Programa Mais Educação foi instituído pela Portaria Interministerial n.º 17/2007 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral. Essa estratégia promove a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores. Isso porque a Educação Integral, associada ao processo de escolarização, pressupõe a aprendizagem conectada à vida e ao universo de interesse e de possibilidades das crianças, adolescentes e jovens. O ideal da Educação Integral traduz a compreensão do direito de aprender como inerente ao direito à vida, à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade e à convivência familiar e comunitária e como condição para o próprio desenvolvimento de uma sociedade democrática.
Gestoras Elma Barreto, Vera De-Gino e Viviane Meira. |
Hoje, 03 de abril de 2011, na sala de reunião da SEMEC, os gestores escolares Requilina de Souza (Creche Coração de Jesus), Petrônio Martins (Grupo Escolar Dom Justino Maria Russolillo), Vera De-Gino (Escola Coronel Marcionílio Souza), Maria Nilza dos Santos (Escola Municipal Otávio Mangabeira), Viviane Meira (Colégio Normal Municipal de Maracás), Elma Barreto (Instituto de Educação de Maracás) e Kelly Cristina (Centro Educacional Vanda Lacerda de Matos) reuniram-se com o Comitê Municipal do PDE Escola composto por Edna Leal, Ana Maria e Rafaella, a fim de tratar de assuntos referentes ao cadastro dos planos das respectivas escolas no Programa Mais Educação.
A Secretária Municipal Edna Souza Leal Fontes iniciou a reunião apontando a importância de articularmos um Programa de educação integral em nosso município e prosseguiu sua fala com a exibição do filme: Educação Integral como um direito. Em seguida, Viviane Meira (Gestora do Colégio Normal) apresentou a todos as informações que ela obteve no Encontro do Programa Mais Educação em interface com o Programa Bolsa Família, ocorrido em Salvador-Ba. Muito empolgada, Viviane ainda informou que o Programa Mais Educação do Colégio Normal iniciará ainda este mês. Com as informações de Viviane foi possível discutir e refletir a cerca da operacionalização do programa, bem como, sobre as possibilidades e dificuldades do município de Maracás no que diz respeito a este processo.
Posteriormente, o Comitê Municipal do PDE Escola orientou aos gestores a revisarem os planos de atendimento do programa Mais Educação juntamente com toda a equipe escolar, atentando-se para a escolha das atividades e existência de monitores habilitados para desenvolvê-las. Ainda apresentou aos gestores orientações a cerca do cadastro do plano da escola no Simec PDE Mais Educação, cujo prazo vai até 15 de abril de 2012.
Espera-se que o Mais Educação contribua efetivamente com o oferecimento de uma educação com qualidade, voltada para a formação de redes entre escola e comunidade, que, de fato, promovam a dignidade e o desenvolvimento dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário