terça-feira, 3 de abril de 2012

GESTORES ESCOLARES PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO


"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo; os homens educam-se entre si, mediados pelo mundo".
Paulo Freire
Em 2011, o Colégio Normal Municipal de Maracás foi pré-selecionado pelo MEC/FNDE para participar do Programa Mais Educação. Em 2012, mais seis escolas municipais serão contempladas com o Programa Mais Educação: Creche Coração de Jesus, Grupo Escolar Dom Justino Maria Russolillo, Escola Coronel Marcionílio Souza, Escola Municipal Otávio Mangabeira, Instituto de Educação de Maracás e Centro Educacional Vanda Lacerda de Matos, antigo CEASP.

O Programa Mais Educação foi instituído pela Portaria Interministerial n.º 17/2007 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral. Essa estratégia promove a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores. Isso porque a Educação Integral, associada ao processo de escolarização, pressupõe a aprendizagem conectada à vida e ao universo de interesse e de possibilidades das crianças, adolescentes e jovens. O ideal da Educação Integral traduz a compreensão do direito de aprender como inerente ao direito à vida, à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade e à convivência familiar e comunitária e como condição para o próprio desenvolvimento de uma sociedade democrática.

Gestoras Elma Barreto, Vera De-Gino e Viviane Meira.

Hoje, 03 de abril de 2011, na sala de reunião da SEMEC, os gestores escolares Requilina de Souza (Creche Coração de Jesus), Petrônio Martins (Grupo Escolar Dom Justino Maria Russolillo), Vera De-Gino (Escola Coronel Marcionílio Souza), Maria Nilza dos Santos (Escola Municipal Otávio Mangabeira), Viviane Meira (Colégio Normal Municipal de Maracás), Elma Barreto (Instituto de Educação de Maracás) e Kelly Cristina (Centro Educacional Vanda Lacerda de Matos) reuniram-se com o Comitê Municipal do PDE Escola composto por Edna Leal, Ana Maria e Rafaella, a fim de tratar de assuntos referentes ao cadastro dos planos das respectivas escolas no Programa Mais Educação.
A Secretária Municipal Edna Souza Leal Fontes iniciou a reunião apontando a importância de articularmos um Programa de educação integral em nosso município e prosseguiu sua fala com a exibição do filme: Educação Integral como um direito. Em seguida, Viviane Meira (Gestora do Colégio Normal) apresentou a todos as informações que ela obteve no Encontro do Programa Mais Educação em interface com o Programa Bolsa Família, ocorrido em Salvador-Ba. Muito empolgada, Viviane ainda informou que o Programa Mais Educação do Colégio Normal iniciará ainda este mês. Com as informações de Viviane foi possível discutir e refletir a cerca da operacionalização do programa, bem como, sobre as possibilidades e dificuldades do município de Maracás no que diz respeito a este processo.

Posteriormente, o Comitê Municipal do PDE Escola orientou aos gestores a revisarem os planos de atendimento do programa Mais Educação juntamente com toda a equipe escolar, atentando-se para a escolha das atividades e existência de monitores habilitados para desenvolvê-las. Ainda apresentou aos gestores orientações a cerca do cadastro do plano da escola no Simec PDE Mais Educação, cujo prazo vai até 15 de abril de 2012.
Espera-se que o Mais Educação contribua efetivamente com o oferecimento de uma educação com qualidade, voltada para a formação de redes entre escola e comunidade, que, de fato, promovam a dignidade e o desenvolvimento dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário