terça-feira, 24 de abril de 2012

ABERTURA DO PROJETO ESCOLINHA DE ESPORTES


No dia 11 de abril, iniciou-se o Projeto Escolinha de Esportes com um evento de abertura no Auditório Municipal de Maracás. O evento reuniu a  Secretária Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, a Coordenação Técnica Pedagógica da SEMEC, Coordenação  Municipal do Projeto Escolinha de Esportes, os monitores, alunos, pais e responsáveis. 

 O que é o Projeto Escolinha de Esportes?

É uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Maracás em parceria com a SUDESB  - Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia.
Trata-se de um projeto que visa melhorar a prática esportiva, proporcionando a crianças e adolescentes do município, especialmente dos bairros periféricos, uma opção de inserção social pelo viés do esporte, refletindo assim melhorias em vários itens, como por exemplo, no rendimento escolar.
Ao implantarmos no município a Escolhinha de Esportes, estaremos proporcionando  modalidades esportivas saudáveis, ao mesmo tempo em que estaremos gerando renda aos monitores que serão capacitados através da SUDESB.

Assim, a educação, em consonância com o esporte, buscará promover o bem-estar físico, social e moral de seus participantes, dos quais serão exigidos nos cursos, disciplina, conduta, atitude, respeito e solidariedade.
Com este projeto objetiva-se:

1. Mobilizar crianças, adolescentes, escola, família e comunidade para a importância do esporte para a vida e a cidadania;
 2. Disseminar a visão de esporte e lazer como um direito de crianças e adolescentes  e como oportunidade para promover a solidariedade, a aprendizagem, desenvolvimento saudável, bem como a redução da violência, do racismo, da discriminação ético-racial e de gênero;
 3. Desenvolver atividades que contribuam para a concepção e implantação de políticas públicas na área de esporte e lazer nas escolas.
 O município formará núcleos esportivos, privilegiando alunos da rede pública de ensino em condições de risco social. Estes núcleos serão espaços públicos específicos para prática de esportes.
Este projeto justifica-se pela necessidade de se formar cidadãos maracaenses com aptidão para prática de esportes, para que sejam monitores em atividades esportivas promovidas no município. É também a necessidade crescente que crianças e adolescentes tem de praticar uma atividade desportiva, motivando-os a práticas saudáveis, tanto na sede quanto na zona rural.
Com a realização da Escolhinha de Esportes, esperamos que haja um aumento de 40% das atividades esportivas em todo o município. Estima-se que pelo menos 800 crianças sejam beneficiadas, melhorando assim a freqüência escolar.
Saiba mais sobre o Projeto no site http://www.sudesb.ba.gov.br/modules/mastop_publish/?tac=172 

Palestra - Cidadania e Drogas proferida pelo Sr. Orlando Paganucci (Guarda Municipal).
O evento de abertura teve início com uma calorosa acolhida dos presentes. Em seguida, o Sr. Orlando Paganucci, da Guarda Municipal, realizou palestra com o tema Cidadania e Drogas. O Sr. Hudson prosseguiu com a apresentação do Projeto Escolinha de Esportes e seus objetivos, bem como, com a apresentação dos monitores, locais de atuação e modalidades esportivas.


Coordenador Municipal do Projeto, o Sr. Hudson,  realiza a apresentação dos monitores do Projeto Escolinha de Esportes.
Conheça os monitores do Projeto Escolinha de Esportes, os locais de atuação e as respectivas modalidades:

Maurício De-Gino - Futsal/ Futebol de Campo/ Futebol Society.
Locais - Ginásio de Esportes/Campo do Colégio Normal.

Casio Lúcio -  Futsal/Futebol de Campo.
Locais - Quadra do Maracaizinho/ Campo do Baraúna/Campo da Cerâmica.

Wellington Gomes - Futebol Society.
Locais - Campo do Dom Justino/Campo do Horto Florestal.

Magno Charles - Futsal/ Futebol de Campo/ Boleado.
Povoado de Porto Alegre.

 
Posteriormente, a Coordenadora Técnica Pedagógica da SEMEC, Edilene Damasceno, acolheu os alunos e pais falando sobre a importância do projeto para a comunidade maracaense. Ainda, a Secretária Municipal da Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Edna Souza Leal Fontes,  proferiu palestra direcionada aos pais e responsáveis com o tema A importância do acompanhamento escolar.

Coordenadora Técnica Pedagógica da SEMEC, Edilene Damasceno, acolhe calorosamente os presentes.

Secretária Municipal da Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Edna Souza Leal Fontes realiza palestra direcionada aos pais e responsáveis com o tema: A importância do acompanhamento escolar.

Belos uniformes!

Auditório cheio!

A entrega dos uniformes. Satisfação no rosto de cada aluno.


PARABÉNS SUDESB, PARABÉNS SEMEC POR MAIS UM IMPORTANTE PROJETO PARA O NOSSO MUNICÍPIO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário