quinta-feira, 8 de março de 2012

SEMEC e EQUIPE DO AEE REALIZAM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA



Professores em momento dinâmico com a professora do AEE - Márcia Maria de Jesus.

A professora Elena Novaes apresenta alguns recursos utilizados com os alunos do AEE.
Professora Patrícia Leal também apresenta recursos utilizados no AEE.


A perspectiva da educação inclusiva, fundamentada na concepção de direitos humanos, igualdade e diferença como valores indissociáveis, apresenta como proposta promover o desenvolvimento de todos os alunos atrelado à garantia da qualidade de ensino. Assim, com o intuito de otimizar o trabalho em sala de aula com acolhimento a diversidade,  a SEMEC em  parceria com a equipe do AEE - Atendimento Educacional Especializado  realizaram  nos dias 06 de março de 2012 (turno matutino) e 07 de março de 2012 (turno vespertuino) uma oficina pedagógica, com os professores que atuam na Sala de Atendimento Educacional Especializado, em que discutiu-se as possibilidades de efetivar uma  proposta dinâmica, coerente  a todos. 

 Público alvo: Professores que atendem crianças com laudo.
                           A participação na oficina será por turno.

Diversos recursos são utilizados para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem.


Na foto a Coordenadora Pedagógica do CEVLAM Eliana Novaes e a professora  - participaram efetivamente do curso.

Que divertido professoras!

Professoras e Coordenadoras Pedagógicas participantes do 1º dia da formação (matutino).

O Atendimento Educacional Especializado tem por objetivo ampliar o ponto de partida e de chegada do aluno em relação ao seu conhecimento. Não se atém a solucionar os obstáculos da deficiência, mas criar outras formas de interação, de acessar o conhecimento particular e pessoal. É de caráter educacional, mas ao contrário da escola que trabalha o saber universal, o AEE trabalha com o saber particular do aluno, aquilo que traz de casa, de suas convicções visando propiciar uma relação com o saber diferente do que possui ampliar sua autonomia pessoal, garantir outras formas de acesso ao conhecimento (como por exemplo, através do BRAILLE, LIBRAS, uso de tecnologia, uso de diferentes estratégicas de pensamento, etc.).

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