segunda-feira, 19 de março de 2012

EQUIPE LOCAL DO PAR E COMITÊ LOCAL/CME se reúnem para distribuição das ações do PAR 2011-2014

Na foto: Equipe Local e Comitê Local do PAR.






Na última sexta-feira, 16 de março de 2012, pela manhã, reuniram-se na Secretaria Municipal de Educação de Maracás a Equipe Local e o Comitê Local do PAR - Plano de Ações Articuladas de Maracás, a fim de refletir sobre o processo de elaboração do PAR 2011-2014 e distribuir as ações. No primeiro momento, todos foram acolhidos com a música Sal da Terra, de Beto Guedes, em que foi possível refletir sobre a importância de todos no processo de construção do PAR. "Vamos precisar de todo mundo", trazia a música.

O Sal da Terra
(Beto Guedes)
Anda!
Quero te dizer nenhum segredo
Falo nesse chão, da nossa casa
Vem que tá na hora de arrumar...
Tempo!
Quero viver mais duzentos anos
Quero não ferir meu semelhante
Nem por isso quero me ferir
Vamos precisar de todo mundo
Prá banir do mundo a opressão
Para construir a vida nova
Vamos precisar de muito amor
A felicidade mora ao lado
E quem não é tolo pode ver...
A paz na Terra, amor
O pé na terra
A paz na Terra, amor

O sal da Terra!
És o mais bonito dos planetas
Tão te maltratando por dinheiro
Tu que és a nave nossa irmã
Canta!
Leva tua vida em harmonia
E nos alimenta com seus frutos
Tu que és do homem, a maçã...
Vamos precisar de todo mundo
Um mais um é sempre mais que dois
Prá melhor juntar as nossas forças
É só repartir melhor o pão
Recriar o paraíso agora
Para merecer quem vem depois...
Deixa nascer, o amor
Deixa fluir, o amor
Deixa crescer, o amor
Deixa viver, o amor
O sal da terra


Ser sal da terra, ser sal na educação, dar sabor! - esta foi a mensagem. Em seguida, a Secretária Municipal da Educação Edna Leal fez uma breve exposição a cerca do Plano de Ações Articuladas 2011-2014, ratificando a importância deste documento para o planejamento da educação do nosso município. Posteriormente, Daniel Pantalião (Técnico Municipal do PAR), explanou a cerca do histórico do processo de elaboração do PAR 2011-2014, notadamente participativo e democrático, abrangendo diversos segmentos da comunidade maracaense. Por meio de uma apresentação de slides com fotos relacionadas a cada momento do processo de elaboração do PAR, Daniel falou sobre a chegada dos primeiros documentos de orientação do novo PAR, a realização da etapa do diagnóstico feita em oficinas para cada dimensão, os encontros de formação dos técnicos do PAR da SME, a visita técnica de Clemilda Santana do PROAM, bem como, o processo de elaboração do novo PAR propriamente dito, no SIMEC.
Em seguida, Ana Maria da Fonseca explicou a todos sobre as ações e subações que foram geradas a partir do preenchimento do PAR, bem como, sobre os responsáveis sobre cada ação. Entregou em papel impresso as orientações a cerca do cumprimento de cada ação ao seu devido responsável, informando que deveriam procurar a Equipe Técnica do PAR da Secretaria Municipal de Educação, na sala do PAR, a fim de obterem outras informações mais detalhadas a cerca das ações de sua incubência. A intenção é que o PAR de Maracás seja realmente o instrumento fundamental que norteará todas as ações da SEMEC. Na reunião, ficou decidido que a a Equipe Local e o Comitê Local, farão uma audiência pública do PAR.

Na foto: Daniel Pantalião (Técnico do PAR) apresenta histórico da elaboração do PAR 2011-2014.

Na foto: Secretária Mun. de Educação Edna Leal expõe brevemente sobre o Plano de Ações Articuladas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário