quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O CURSO FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Prepare-se para executar e acompanhar com eficiência a aplicação dos recursos financeiros e pedagógicos da educação de seu município. Participe da construção de uma educação de melhor qualidade no Brasil!


Inscrições deverão ser recebidas na SEMEC até dia 15/02/2012, aos cuidados de Ana Maria da Fonseca.


O que é o FormAção pela Escola?

É um programa de formação continuada, na modalidade a distância, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.

Quem pode participar?

Cidadãos que exerçam funções de gestão, execução, monitoramento, prestação de contas e controle social de recursos orçamentários dos programas e ações financiados pelo FNDE, como profissionais de educação da rede pública de ensino, técnicos, gestores públicos estaduais, municipais e escolares, membros do comitê local do PAR - Plano de Ações Articuladas e dos conselhos de controle social da educação (Conselho Municipal de Educação–CMM; Conselho Escolar–CE; Conselho de Alimentação Escolar–CAE; Conselho de Acompanhamento e Controle Social–CACS do Fundeb) que atuam no segmento da educação básica e qualquer cidadão que tenha interesse em conhecer as ações e os programas do FNDE.

Cursos

O Formação pela Escola é organizado em cursos modulares de 40 horas cada, assim distribuídos:


- Curso de Tutoria – para a formação de tutores


- Curso de Competências Básicas


O Curso de Competências Básicas apresenta orientações introdutórias para o conhecimento das políticas públicas educacionais, por isso, considera-se importante o cursista participar também deste curso para entender melhor os demais do PDDE, PTE, PLi, Pnae, Fundeb, Controle Social e outros. O curso agrega informações relativas às políticas públicas na área social, particularmente no campo da educação, suas formas de financiamento e de controle social. Aborda, ainda, o apoio do FNDE a políticas públicas voltadas para a educação básica.
São estes os demais cursos modulares oferecidos atualmente:
 - Programa Dinheiro Direto na Escola


- Programa de Transporte do Escolar


- Programas do Livro


- Programa Nacional de Alimentação Escolar


- Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb


- Prestação de Contas


- Controle Social para uma Gestão Cidadã e


- Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação - SIOPE

Os participantes podem escolher um ou mais cursos, de acordo com seu interesse e a oferta de cursos e vagas em seu município. Com a temática “o FNDE e o apoio às políticas públicas para a educação básica”, o curso de competências básicas é indispensável na formação dos agentes da rede de tutoria do Programa. Embora não seja pré-requisito para os cursistas fazerem os outros diferentes cursos, é bastante recomendável que ele seja cursado antes dos demais.
Cada curso de 40 horas é realizado em duas fases: presencial, com 8 horas de duração, e a distância, com 32 horas, num período mínimo de 30 dias e no máximo de 45 dias. Os encontros presenciais obedecem ao cronograma definido pela Tutoria, desde que a conclusão do curso não exceda o prazo de 60 dias. É conveniente ressaltar que o Curso de Tutoria para a formação dos tutores tem um tratamento diferenciado, pois tem fase presencial com 32 horas de duração e fase a distância com 8 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário