sexta-feira, 21 de outubro de 2011

MARACÁS RECEBE SEGUNDA VISITA TÉCNICA DO PROJETO DE ASSESSORAMENTO E REESTRUTURAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

“A co-laboração, como característica da ação dialógica, que não pode dar-se a não ser entre sujeitos, ainda que tenham níveis distintos de função, portanto, de responsabilidade, somente pode realizar-se na comunicação. O diálogo, que é sempre comunicação, funda a co-laboração”. (FREIRE, 1987, p. 166)


Nos dias 19 e 20 de outubro, a Secretaria Municipal da Educação ficou ainda mais bonita com a importante presença da técnica da SEC/PROAM Luciana Almeida, responsável no município pelo Projeto de Assessoramento e Reestruturação das Secretarias Municipais de Educação. Foram objetivos da segunda visita técnica:

 Incentivar o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem;

 Socializar e discutir a sistematização dos dados construídos durante a problematização e a contextualização da gestão interna da Secretaria Municipal de Educação, considerando as quatro dimensões da gestão;

 Fomentar a construção de uma proposta de reestruturação da gestão interna da Secretaria Municipal de Educação;

 Socializar e refletir sobre a proposta de escrita da memória do Pares no contexto da SME com vistas à publicação.

A formação constituiu-se um momento único de reflexão sobre a estrutura organizacional da Secretaria Municipal da Educação. Na oportunidade, o GC – Grupo Colaborativo da SEMEC (Edna Leal, Ana Maria da Fonseca, Dilma Souza, Edilene Damasceno e Rafaella Eloy) revisou a Lei Orgânica, a Lei do Sistema, Lei de Criação do Conselho Municipal da Educação, o Organograma e o Regimento Interno da SEMEC. Foi verdadeiramente um momento de construção! 

1º dia de Formação. Na foto Dilma, Edna, Ana Maria, Edilene e Luciana (técnica da SEC/PROAM).

2º dia do Projeto. Edna, Dilma, Ana Maria, Rafaella, Edilene e Luciana. Um grupo verdadeiramente colaborativo!

Maracás agradece ao Governo do Estado e ao  PROAM - Programa de Apoio à Educação Municipal!
Entende-se que a abordagem colaborativa “[...] deixa de investigar sobre o outro e passa a investigar com o outro, trabalhando na direção que exige que todos se transformem em produtores de conhecimentos sobre a teoria e a prática educativa, transformando as compreensões e os contextos de trabalho”. (DESGAGNÉ, 1997) - fragmento da apresentação da técnica da SEC`/PROAM.
A Secretaria Municipal da Educação de Maracás está muito satisfeita com o projeto e com os benefícios dele advindos.

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