A Psicopedagoga Sônia Suely de Souza Silveira vem realizando um importante trabalho com os alunos das escolas da rede. Ao notificar a dificuldade de aprendizagem do aluno, o professor encaminha a queixa para a psicopedagoga que viabiliza o diagnóstico psicopedagógico, com especial ênfase nas possibilidades e perturbações da aprendizagem, possibilitando que as crianças encaminhadas avancem no processo educativo, minimizando assim, o índice de reprovação no ensino fundamental.
As crianças são atendidas na sala de psicopedagogia na SEMEC, com atendimento clínico. Após o diagnóstico, caso sejam detectadas questões pedagógicas, o objetivo é a intervenção, orientação para o professor regente que trabalha com a criança, esclarecendo assim, o que tem dificultado a aprendizagem das crianças em questão e/ou possíveis encaminhamentos para os profissionais adequados.
Com base na grande quantidade de alunos encaminhados pelas escolas, apresentando dificuldades de aprendizagem, a psicopedagoga percebeu a necessidade de implantar nas UE’s um projeto Institucional no Ensino Fundamental I, visando analisar e assinalar os fatores que prejudicam uma boa aprendizagem nas instituições de educação da Rede, possibilitando assim, ajudar no desenvolvimento pedagógico.
A Educação Infantil também foi vista de forma especial, com o Projeto Psicomotricidade implantado, todas as Creches do município, Professores e Cordenadores Pedagógicos, estão reconhecendo a importância da psicomotricidade para o bom desenvolvimento das habilidades em crianças de 2 a 5 anos de idade, prevenindo assim, possíveis dificuldades de aprendizagem no Ensino Fundamental I.
Nenhum comentário:
Postar um comentário