segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Gestores participam do encontro presencial do Progestão


Tutoras recepcionam  os cursistas com uma linda mensagem “A sabedoria do chocolate quente”. Durante a apresentação, os cursistas degustaram um delicioso chocolate quente e em seguida refletiram. O que é mais importante na vida, a caneca ou o conteúdo que ela oferece?

Na última quarta-feira, 24 de agosto, as equipes gestoras das unidades escolares da rede municipal e estadual participaram de mais um encontro de formação do PROGESTÃO. A sistematização dos estudos do módulo VII - Como gerenciar o espaço físico e o patrimônio da escola? Para a discussão do vídeo os tutores exploraram músicas para formar equipes e relacionar ao conteúdo abordado.

Dividido em 4 unidades, o módulo apresenta as seguintes temáticas: I Patrimônio da escola pública: o que é e de quem é? – II Patrimônio, planejamento, identidade e autonomia escolar – III Utilização, manutenção e conservação do patrimônio escolar e IV - Aquisição, registro, reposição e alienação de bens e contratação de serviços na escola.

As equipes apresentaram as unidades com criatividade, explorando dinâmicas estratégias que possibilitaram a participação de todos. No seminário, as atividades propostas apresentadas foram debatidas conforme a realidade de cada unidade escolar.

Cursistam cantam a música “ Cuida bem de mim”  para formação da equipe e discussão do vídeo

Apresentação da unidade III – Gestores das UE 's– IEM e EMOM

O módulo nos chama atenção para:

1 -Cuidar do patrimônio imaterial da escola é preservar a identidade da instituição.

2- A gestão do espaço e do patrimônio escolar deve articular os diversos usos sociais da escola.

3- O conhecimento das normas é indispensável para a boa gestão e para a participação nos processos decisórios.

4- Um prédio escolar é uma obra que envolve a arquitetura, a engenharia e a pedagogia.

5- A gestão autônoma do patrimônio requer conhecimento das normas e das responsabilidades legais do gestor.

6- A compra pelo menor custo não pode ser feita em detrimento da qualidade.

7- O adequado controle do patrimônio é indispensável para a boa gestão escolar.


Tirando Dúvida – Cursistas com Módulos em MÃOS.

Petrônio - Gestor da Escola Dom Justino - entrega prêmio a Equipe vencedora da gincana educativa

Equipes gestoras do EMOM e creches Coração de Jesus e Irmã Dulce apresentam um telejornal com o tema: Patrimônio, planejamento, identidade e autonomia escolar

“Gerenciar o espaço físico e o patrimônio escolar não é uma tarefa fácil, mas possível se a equipe gestora contar com a participação da família, e de toda a comunidade escolar e entorno” Maria Arlete - Gestora da Escola Luiz Braga – Povoado de Porto Alegre.

Para encerrar as atividades deste encontro que foi muito proveitoso contamos com a presença agradável do Pe. José Lima, que nos convidou a fazer um momento de reflexão com Deus. Com sábias palavras, deixou a seguinte mensagem: o mais importante de tudo é o AMOR, não importa a profissão, a especialização, sem o amor perdemos a essência. Lembrou de uma frase de Antoine de Saint-Exupéry - Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos.
Próximo encontro 22 de setembro - Estudo do Módulo VIII

Nenhum comentário:

Postar um comentário