No último dia 11 de maio, na Secretaria Municipal da Educação de Maracás – BA, realizou-se um Encontro de Diagnóstico e Elaboração do PAR 2011-2014. Para a realização do diagnóstico, o MEC/FNDE disponibilizou aos municípios um documento contendo orientações para auxiliar a equipe local na tarefa de atribuir a pontuação que melhor reflete a realidade local em cada um dos oitenta e dois indicadores propostos. O diagnóstico foi de caráter participativo e teve por objetivo promover uma análise compartilhada da situação educacional da rede municipal. Estiveram presentes representantes dos diversos segmentos sociais: Conselhos Municipais, professores de todos os segmentos, vereadores, gestores escolares, coordenadores pedagógicos, Equipe Local do PAR, associações, alunos, pais, Conselhos Escolares, equipe técnica do PAR e da SME e Secretária Municipal da Educação. Na ocasião, a Secretária Municipal da Educação, Edna Souza Leal Fontes, apresentou a estrutura do PAR (2011-2014), seguida das apresentações das conquistas e dos desafios resultantes do PAR 2007-2010 (pela diretora do Departamento Pedagógico, Ana Maria da Fonseca); O que é o LSE – Levantamento da Situação Escolar? (realizada por Guiomar Santos – técnica responsável pelo Levantamento da Situação Escolar no município) e a Metodologia de Diagnóstico do PAR Municipal 2011-2014 (por Daniel Pantalião, técnico municipal do PAR). Realizou-se quatro oficinas contemplando cada dimensão do PAR: Gestão Educacional (por Edna Leal e Maria Elena Rodrigues), Formação de Professores e Profissionais de Serviço e Apoio (por Rafaella Eloy e Rosânia Pereira), Práticas Pedagógicas e Avaliação (por Ana Maria da Fonseca e Andréa De-Gino) e Infraestrutura e Recursos Pedagógicos (por Daniel Pantalião e Guiomar Santos). Posteriormente, cada equipe socializou o diagnóstico elaborado. O diagnóstico foi realizado de forma acurada e com precisão, nas palavras da Secretária da Educação Edna Leal “este momento é um divisor de águas para a educação do nosso município”. O encontro contou também com a presença de alunos, pois a SME e a Equipe Local do PAR entendem que o foco de qualquer política da educação deve ser a melhoria da aprendizagem do aluno. “Após a participação no encontro, meu filho em casa só fala do PAR! Ele comenta que deveria ter pontuado 2 em tal indicador”, afirma Silvana Damasceno, conselheira Municipal da Educação.
segunda-feira, 16 de maio de 2011
MARACÁS REALIZA ENCONTRO DE DIAGNÓSTICO E ELABORAÇÃO DO PAR 2011 – 2014
No último dia 11 de maio, na Secretaria Municipal da Educação de Maracás – BA, realizou-se um Encontro de Diagnóstico e Elaboração do PAR 2011-2014. Para a realização do diagnóstico, o MEC/FNDE disponibilizou aos municípios um documento contendo orientações para auxiliar a equipe local na tarefa de atribuir a pontuação que melhor reflete a realidade local em cada um dos oitenta e dois indicadores propostos. O diagnóstico foi de caráter participativo e teve por objetivo promover uma análise compartilhada da situação educacional da rede municipal. Estiveram presentes representantes dos diversos segmentos sociais: Conselhos Municipais, professores de todos os segmentos, vereadores, gestores escolares, coordenadores pedagógicos, Equipe Local do PAR, associações, alunos, pais, Conselhos Escolares, equipe técnica do PAR e da SME e Secretária Municipal da Educação. Na ocasião, a Secretária Municipal da Educação, Edna Souza Leal Fontes, apresentou a estrutura do PAR (2011-2014), seguida das apresentações das conquistas e dos desafios resultantes do PAR 2007-2010 (pela diretora do Departamento Pedagógico, Ana Maria da Fonseca); O que é o LSE – Levantamento da Situação Escolar? (realizada por Guiomar Santos – técnica responsável pelo Levantamento da Situação Escolar no município) e a Metodologia de Diagnóstico do PAR Municipal 2011-2014 (por Daniel Pantalião, técnico municipal do PAR). Realizou-se quatro oficinas contemplando cada dimensão do PAR: Gestão Educacional (por Edna Leal e Maria Elena Rodrigues), Formação de Professores e Profissionais de Serviço e Apoio (por Rafaella Eloy e Rosânia Pereira), Práticas Pedagógicas e Avaliação (por Ana Maria da Fonseca e Andréa De-Gino) e Infraestrutura e Recursos Pedagógicos (por Daniel Pantalião e Guiomar Santos). Posteriormente, cada equipe socializou o diagnóstico elaborado. O diagnóstico foi realizado de forma acurada e com precisão, nas palavras da Secretária da Educação Edna Leal “este momento é um divisor de águas para a educação do nosso município”. O encontro contou também com a presença de alunos, pois a SME e a Equipe Local do PAR entendem que o foco de qualquer política da educação deve ser a melhoria da aprendizagem do aluno. “Após a participação no encontro, meu filho em casa só fala do PAR! Ele comenta que deveria ter pontuado 2 em tal indicador”, afirma Silvana Damasceno, conselheira Municipal da Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário