terça-feira, 16 de março de 2010

Audiência Pública sobre o Ensino de Nove Anos, no auditório da Universidade do Estado da Bahia, em Salvador

No dia 12 de março, no auditório da Universidade do Estado da Bahia, em Salvador, a Secretária da Educação - Edna Souza Leal Fontes e a Diretora de Departamento - Ana Maria da Fonseca participaram da audiência pública sobre o ensino fundamental de nove anos. Estiveram presentes neste encontro os presidentes do Conselho Nacional de Educação/CNE, do Conselho Estadual de Educação/CEE, Conselheiros do Nordeste e membros da Undime.
Nesta audiência discutiu-se o Projeto de Resolução que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Um dos pontos mais debatidos foi a promoção dos alunos nas três séries iniciais “nesse ciclo não deve haver repetência a fim de que o processo de alfabetização e letramento não sofra interrupção, especialmente, ao final do primeiro e segundo anos de escolaridade”, propõe a resolução. Ponto este que merece bastante discussão para que não seja interpretado de forma equivocada e ocorra apenas uma promoção sem construção da aprendizagem.
Além desse, o currículo também ganhou destaque nas discussões, pois este deverá estar atrelado a realidade social, econômica e cultural da criança e do adolescente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário